A Eliminação do Brasil na Copa América

Pois é, né?

O futebol maroto, malandro, o tão querido e amado futebol arte representado por Neymar e Ganso caiu diante do Paraguai, um time mais duro que um crânio.

Só posso dizer que eu adorei.

Não que eu faça parte do time dos que torcem contra o Brasil, daqueles que se orgulham de secar a própria seleção. Não é isso. Mas minha satisfação vem por conta de algumas coisas que me incomodam e que me fazem acreditar que o resultado de hoje era nada além de previsível.

Vamos primeiro voltar no tempo, um ano. Copa do mundo, amigo. Brasil eliminado pela holanda com o Felipe Melo fazendo gol contra e pisando em holandês. Futebol feio né? Pois é, muita gente achou. A seleção era formada por gente experiente e treinada por Dunga, capitão do tetra, que nunca foi um exemplo de habilidade e talento com a bola no pé. No entanto, fazia seu papel bem e ergeu a taça. Como treinador, Dunga seguia o mesmo estilo: jogar feio e ganhar. Perdeu 10% das partidas que disputou como técnico da seleção principal: 6 das 60 que disputou.

Dunga cometeu o pecado que não podia ter cometido: comprou briga com a Globo. A recente entrevista de Ricardo Teixeira para a Revista Piauí comprova a ligação CBF-Globo que todos já sabiam que sempre existiu. A eliminação foi tudo que a “imprensa” precisava para pedir renovação na seleção (renovação, entenda-se Neymar) e, consequentemente, a cabeça de Dunga. Xeque-Mate.

O povo brasileiro, como sempre, foi na onda e inundou o país com gritos de “Fora Dunga”.

Na sequencia, Mano Menezes foi o escolhido: bom técnico, vitorioso, diplomata, tranquilo e, principalmente, técnico do Corinthians. A escolha perfeita. Logo de cara Mano começa a sonhada “renovação” convocando Neymar, Pato, Ganso e outras caras novas.

Após alguns amistosos de validade questionável e a apresentação de um futebol de qualidade duvidosa, o Brasil foi a uma competição de verdade: a Copa América. Ali não existe brincadeira e não é lugar para cabelinho estiloso. É futebol latino americano, entrada dura e sangue nos olhos. Chuteirinha colorida e moicaninho não têm vez. Resultado: campanha pífia. Uma vitória nada convincente sobre o Equador (numa partida onde o veterano Júlio César deu aula de incompetência) e três empates:  um com a toda poderosa Venezuela e dois com o Paraguai.

Por fim, não bastasse tudo isso, uma disputa de pênaltis onde a seleção conseguiu algo difícil, muito muito difícil: ERRAR QUATRO COBRANÇAS!!!!! Destaque para a cobrança de Elano, que botou a bola em órbita. Mesmo protegidos pela velha mentira “pênalti é loteria”, ficou a sensação de que a seleção poderia ter treinado um pouco mais.

Enfim, a seleção que jogava duro vencia. A seleção “livre, leve e solta” de Mano Menezes e Neymar dá fiasco.

E aí?

Ainda prefere futebol arte?

Anúncios

One response to this post.

  1. 1 Também acho extremamente injusta a saída do Dunga e os motivos são aqueles mesmos que foram indicados, sem dúvida.
    2 A escolha por Mano foi longe de ser a melhor e o fato de ele treinar o Curintia foi fundamental na escolha, sem contar a recusa do Muricy antes…
    3 O fiasco não começou na Copa América. Todas seleções mais “tradicionais” que o Mano enfrentou o resultado foi DERROTA.

    Resumo: Desde 1990 (quando comecei a acompanhar futebol) eu nunca tinha visto uma seleção brasileira com resultados e futebol apresentados TÃO ruim.
    Só não da pra entender o motivo de o Mano ainda não ter caído…
    Acho que se oferecer ao Muricy a Seleção Brasileira AGORA ele vai !!!

    Enquanto isso, como colorado, fico na esperança de Dunga como técnico colorado só em 2012… Esse ano ele já disse não vai =/

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: