O verdadeiro Efeito Borboleta

O chamado “efeito borboleta”, para quem não sabe, é uma teoria relacionada à teoria do caos. Defende que o bater de asas de uma borboleta pode acarretar um furacão no outro lado do planeta. Essa teoria ficou bastante popularizada com o filme de mesmo nome, protagonizado por Ashton Kutcher.

Isso na realidade acontece todo dia. Não os furacões, mas reações desencadeadas por uma única e pequena atitude ou evento.

Imagine a seguinte situação: você acorda, toma um banho, veste suas roupas e sai para trabalhar. Ao fechar a porta, vem aquela vontade de ir ao banheiro.

Pausa.

Todos odeiam ir ao banheiro depois do banho. Ao mesmo tempo, existe uma rotina que, via de regra, as pessoas seguem de manhã. Ir ao banheiro pode significar perder o ônibus e/ou chegar atrasado. Não ir pode significar um vexame na rua.

Essa decisão pode ter as mais diversas reações, podendo até mesmo significar a diferença entre vida e morte caso um dos ônibus, aquele que você pegar, sofra um terrível acidente de trânsito.

É lógico que eu estou, aqui, simplificando ao máximo a decisão e potencializando ao extremo as conseqüências, mas isso tudo pode acontecer.

E, assim sendo, podemos aplicar esse tipo de raciocínio a todas as atitudes que tomamos.

Também é evidente que é impossível prever com exatidão TODAS as conseqüências possíveis, mas podemos, SIM, ir até determinado ponto. Imaginar o que nossas escolhas podem trazer de ruim é um exercício saudável, que, a meu ver, todos nós deveriamos fazer.

Portanto, antes de falar ou fazer algo, pense bem. Meça as conseqüências. Pense nas reações. Importe-se com os outros e com você. Afinal, todos podemos ser vítimas desse tipo de efeito.

O verdadeiro efeito borboleta.

Anúncios

One response to this post.

  1. A maior parte das nossas atitudes acontece quase que no “piloto automático”. Pensar nesse tipo de situação faz rever conceitos e até decisões antes tão “naturais”.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: