Segundo Lugar

Semana passada participei de um processo seletivo no trabalho. Fiquem em segundo lugar. Fui bem, mas não levei.

Logicamente isso me deixou bastante chateado. Tratava-se de algo que eu vinha buscando há muito tempo e que continuo buscando. Naturalmente, mesmo sabendo que não deveria, criei expectativas, tracei planos e metas e mesmo com toda a energia para iniciar um bom trabalho em uma nova função, isso não aconteceu.

Isso me fez pensar em uma coisa: Qual o valor do segundo colocado?

Existe uma frase clássica que diz “ser segundo fede”. Certa vez o grande campeão de Fórmula 1 Nelson Piquet disse a Nelsinho, quando este último comemorava uma segunda colocação “Não esqueça que segundo lugar é o primeiro perdedor”.

Por outro lado, há aqueles que enxergam o segundo lugar como uma maravilha. Uma dádiva, que pode ser alcançada por poucos, tanto que apenas duas pessoas conseguem um desempenho igual ou melhor.

Honestamente eu tenho um posicionamento intermediário. É lógico que, sim, o segundo lugar é o primeiro perdedor. Ele não é o campeão e ponto final. Fato. Ao mesmo tempo, as disputas envolvem, via de regra, muito mais concorrentes do que dois. Isso torna um segundo lugar algo que, realmente, tem o seu valor.

Agora, o que não dá pra superar, é que a segunda colocação tem um significado muito doloroso: o “quase”.

Quase primeiro lugar.

Quase vitorioso.

Quase campeão.

E poucas coisas na vida doem mais que um quase, essa situação desconfortável que te deixa na obrigação de suportar a frustração e partir pra outra.

 

Anúncios

One response to this post.

  1. Meu pai sempre disse que, na copa do mundo, o terceiro lugar é mais valioso que o segundo: O terceiro lugar é uma vitória na disputa de 3º e 4º; o segundo lugar é uma derrota na final. O 3º lugar é comemorado enquanto o 2º é regado à lagrimas. De uma maneira muito estranha, faz todo o sentido…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: