Apoio a Bandas Novas

Sou um cara que se considera, antes de qualquer coisa, um músico de Rock. Tocar e, principalmente, estar no palco são coisas para as quais dou extrema importância na vida, ainda que nada disso pague minhas contas ou me traga algum benefício material.

Me traz, isso sim, a sensação de plena satisfação e de que a minha vida tem um objetivo muito claro: a música.

Por 10 anos toquei na falecida Eu, o Zé  e os Cara, uma banda que detonava o Rock and Roll pelo RS afora e se divertia muito com isso. Uma banda que teve pouco apoio, mas que conquistou coisas legais como um promo com um produtor renomado e algumas aberturas de shows de bandas que respeitamos e curtimos.

Mas sempre faltou apoio.

As bandas novas precisam de apoio. Isso é fato. Em décadas passadas havia rádios que tocavam bandas novas sem pedir “uma contrapartida”, revistas que resenhavam demos, bares que apoiavam a cena, e, acredite, EXISTIAM GRAVADORAS.

Hoje nada disso existe. E é por isso, principalmente por isso, que a cena está uma merda, recheada de bandas ruins que duram 200 segundos.

No entanto, existem caminhos.

Os coletivos (grupos de bandas que se apoiam) funcionam como uma alternativa na hora de fazer as bandas circularem pelo estado ou país. Rádios universitárias ou até comunitárias ainda oferecem espaço sem grande burocracia. E ainda existem produtoras e bandas que abrem espaço para bandas de abertura sem cobrança em dinheiro.

São raras as portas, mas existem.

E agora Porto Alegre recebe um novo projeto. Na busca pelo resgate de um caráter apoiador da cena Rock o Opinião em parceria com o Senhor F trazem a Porto Alegre a Noite Senhor F, onde a casa abre as portas para bandas de qualidade que estejam ativas na cena. A coordenação fica a cargo do meu amigo Brisa Daitx.

Uma atitude, no mínimo, louvável.

As bandas precisam desse tipo de iniciativa.

Muito legal mesmo.

Anúncios

One response to this post.

  1. To sabendo desse evento que vai contar com a banda do brother Igor, a SBL. To muito feliz com a iniciativa que me faz sentir vontade de tocar !!! Aliás, não consigo ver uma banda tocando, seja ela ao vivo ou na tv, sem sentir vontade de tocar !!!
    A cena de hoje é bem diferente da cena da época da Stereótipos, por exemplo. Naquele tempo não tinha Orkut, Facebook, MySpace, TramaVirtual muito menos Twitter. Naquele tempo, quem tinha uma demo gravada “ao vivo” em CD já estava um degrau acima dos outros… Hoje, com todos os recursos eletrônicos, mesmo que vc nem saiba tocar, é possível ter uma música realmente bem gravada e é muito mais fácil vc fazer sua canção chegar aos seus amigos ou pessoas que vc conheceu no show da noite passada.
    Em menos de 10 anos tudo mudou…
    O mínimo que se espera de uma banda é uma gravação profissional (ou ao menos com este nível de qualidade) e ter um perfil para cada rede social. Mas não basta que seja qualquer perfil, ele precisa ser personalizado e atualizado diariamente !!!! E ah, se a tua música for legalzinha ajuda… =P

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: