Preconceito Contra Nordestinos II

Já escrevi antes sobre o assunto. Um post infeliz de uma menina de São Paulo em um blog que nem sobre opinião era, mostrava um certo preconceito contra nordestinos. No post, ela dizia que os nordestinos não cuidavam de São Paulo e que seria melhor se eles voltassem para o nordeste.

Foi um escândalo. Xingamentos e uma verdadeira crucificação em cima da moça, que deletou o blog, pediu desculpas e se mostrou realmente arrependida. Ela falou sobre o modo como, na opinião dela, os nordestinos tratavam São Paulo. Foi preconceituoso. Ponto.

Mas como tudo nesse mundo pode piorar, com a eleição de Dilma Rousseff e sua expressiva votação no Norte/Nordeste, uma outra menina, chamada Mayara Petruso, deu um show de preconceito no Twitter, fazendo, em menos de 140 caracteres, o post no blog vegan parecer um simples descontentamento. As palavras são de extremo preconceito e xenofobia: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”

Esse tuite, teve o poder destrutivo de uma bomba.

Na sequencia, uma série de tuitadas do mesmo teor. Gente tão preconceituosa ou mais do que ela se superarou em demonstrar toda sua escrotice em menos de 140 caracteres.

Resultado: um escândalo, OAB pedindo que o MP abra processo contra Mayara, uma demissão para a moça e um pedido de desculpas por parte da mesma.

Todos os grandes veículos de comunicação falaram dela.

Uma verdadeira caça às bruxas. Ou à bruxa.

Só tem um pequeno detalhe: e TODAS AS OUTRAS PESSOAS que escreveram coisas do mesmo calibre? E todas as pessoas que tuitaram a hashtag #Nordesisto? E todos que escreveram os horrores documentados no vídeo abaixo?

Racismo é crime previsto em lei. Inafiançavel, aliás. Uma das poucas coisas que ainda dão cadeia nesse país subdesenvolvido e atrasado.

Mas o caso não é apenas de punição, mas sim de reflexão. O que podemos fazer para evitar que gente assim se prolifere? O que fazer para erradicar o preconceito da sociedade?

Não sei.

Mas posso garantir que isso passa, inevitavelmente, por educação de qualidade, entre outras coisas.

Aliás, pela educação também passa a MATEMÁTICA, que essa gente desconhece. Dilma não foi eleita apenas pelo Norte e Nordeste. Na soma das outras três regiões Dilma também vence. Ou seja, parafraseando meu amigo Valter, do blog Moldura Digital, “além de preconceituoso, o pessoal é burro”.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by drikamari on 9 de novembro de 2010 at 12:28

    Não são poucas pessoas que demostram preconceito contra os nordestinos existe muitas comunidades de orkut que falam mal do nordeste acho q a policia devia agir nessa situaçao isso mostra ainda mas como o Brasil esta … mostro na tv uma reportagem que estava atras das pessoas que xigavam os nordestinos … mas depois de um tempo nao se ouviu falar mas nesse assunto .. o Brasil valorizar muito os estrageiros mas quando os brasileiros vão la sao os mas que sofrem preconceito

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: