Kleiton & Kledir, Paul McCartney e Bandas de Abertura

Hoje foi anunciado que a dupla gaúcha Kleiton & Kledir abrirá o show de Paul McCartney em Porto Alegre.

Particularmente eu gostei e não gostei da escolha.

Gostei porque desde que o show foi anunciado especulou-se muito sobre quem abriria. Campanhas foram feitas através da internet. Houve quem inclusive escrevesse carta aberta a Paul solicitando a oportunidade. E é tudo muito lógico: qualquer artista quer abrir o show de um Beatle. Isso é algo de extrema importância, seja para o currículo como artista ou para satisfação do próprio ego.

Outro aspecto que me agrada na escolha é que a dupla é respeitada aqui no Rio Grande do Sul e não desperta reações extremas. Uma escolha de, por exemplo, Nenhum de Nós ou Cachorro Grande geraria reações apaixonadas e raivosas. Isso acontece em uma escala muito menor com os irmãos, se é que chega a acontecer.

No entanto a escolha não deixou de me incomodar.

Musicalmente, Kleiton & Kledir pouco tem a ver com Paul McCartney. Seria interessante que um artista musicalmente semelhante fosse escolhido. Nada mais natural.

E uma coisa que sempre me frustra: a escolha de artistas com uma carreira já consolidada para abrir um grande show internacional.

O motivo de haver shows de abertura em Porto Alegre é simples: existe uma lei municipal que determina que shows internacionais para mais de dois mil expectadores tenha um artista local se apresentando antes. Essa lei tem um intúito claro: fomentar a produção cultural e dar oportunidades aos artistas da cidade.

Assim sendo, me parece natural que essas oportunidades sejam dadas a artistas com a carreira em desenvolvimento, não aos medalhões.

O impacto de um show de abertura para um artista internacional é absurdamente maior na carreira do Superguidis abrindo o Green Day do que na carreira do Fresno abrindo para o Bon Jovi.

Aí alguém pode dizer: “Porra, Marcel, ninguém quer ver banda de abertura, é pior pra banda”. Não. Tem muita gente que gosta. Eu gosto muito e vejo sempre.

Para explicar melhor, deixo a transcrição do meu comentário no site Hit Na Rede em um post sobre o mesmo assunto que defendia a eliminação dos shows de abertura. Não deixem de visitar o site, vale muito a pena.

“Particularmente eu discordo.

Nos exemplos citados, ok. Sr. Banana realmente é o oposto do Bon Jovi.

Mas e em todos os outros casos que a banda de abertura fez um bom trabalho?

Ter uma banda é algo difícil e que exige muita dedicação para um retorno nem sempre satisfatório. Abertura de grandes shows internacionais são, sim, uma boa oportunidade de mostrar seu trabalho para um público muito maior.

Recentemente, no show o Green Day, tivemos um bom exemplo com a Superguidis, que subiu, deu seu recado e foi competente.

Quanto ao ingresso, não há porque se preocupar. Banda de abertura não ganha um centavo.

Acho que deveria haver uma preocupação maior em analisar a cena e escolher uma banda compatível, que esteja desenvolvendo um trabalho legal e que justifique a escolha ao invés de simplesmente querer eliminar o show de abertura.

Outra coisa que atrapalha é quando o espaço é vendido. Nada contra a produtora que vende. Mas tudo contra a banda que paga. Tivemos um exemplo desse tipo de desastre em um dos shows do Deep Purple em Porto Alegre.

Além disso, tem gente que gosta. Eu, por exemplo, adoro.

Enfim, o problema não é o show de abertura, mas a falta de critério na escolha da banda. Um pouquinho de boa vontade por parte da produção resolve.

As bandas que estão no topo já foram banda de abertura um dia.”

Não posso deixar de reafirmar a última frase do meu comentário.

As bandas que estão no topo já foram banda de abertura um dia.

Anúncios

9 responses to this post.

  1. Posted by zed alves on 9 de novembro de 2010 at 23:18

    Quanto à tua última frase, eu diria: tudo que é mainstream um dia foi underground.

    Responder

  2. Oi! Cara, embora eles tenham cancelado o show, discordo: já ouviu a fase setentista-pop dos wings? é tudo a v com k&k.

    abração

    Responder

  3. Concordei. Bandas de abertura são necessárias e a oportunidade que a lei proporciona deve ser mantida.

    Responder

  4. Posted by Kleiton on 4 de novembro de 2010 at 13:10

    Esse tipo de coisa só poderia acontecer em Porto Alegre mesmo…
    Ohh cidadezinha do interior…

    Um completo absurdo botar uma dupla regional-sertaneja para tocar na abertura do beattle Paul.
    Kleiton e Kleidir é sacanagem… Só pode ser sacanagem….

    Responder

  5. Posted by Ana Maria on 4 de novembro de 2010 at 0:01

    APANHADOR SÓ seria a minha indicação!

    Responder

  6. Caro Marcel,
    Devo discordar que K&K e Paul MacCartney não tenham nada em comum. Para quem realmente conhece o trabalho da dupla, percebe logo a influência dos Beatles e do próprio Paul. No último álbum de inéditas “Autorretrato” de 2009, o estilo musical é ainda mais semelhante. E outra, não seria apropriado por uma banda inexperiente e novinha para um evento tão grande. Por final, posso te afirmar com certeza que não houve compra de espaço por parte da produção. Os conheço pessoalmente e saiba que são contra “jabá”, nunca pagaram para aparecer na TV, rádio e cia. A prova disso é o grupo que divulga o trabalho da dupla sem pedir nada em troca, por pura vontade, porquê sabem que os dois são músicos sérios e talentosos. Kleiton e Kledir não pediram para abrir o show, foram convidados. Te convido a conhecer um pouco mais da obra da dupla em http://www.kleitonekledir.com.br
    Não irá se arrepender.
    Abraços, bom show!

    Responder

    • Aline

      Apesar de não concordar com tanta influência assim, eu entendo o seu raciocínio e concordo com ele.

      È claro que não pagaram. Não tem mais necessidade de fazer uma coisa dessas. Também não questiono a qualidade do trabalho do K&K. Inclusive já resenhei um show deles, muito positivamente.

      Acho eles ótimos.

      Acho que a escolha é legal, mas seria mais legal se fosse pra uma banda que realmente precisasse. Conheço muitas bandas que matariam no peito e arrebentariam se tivessem oportunidade.

      Abraço!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: