MTV Brasil

Eu não consigo odiar a MTV.

A verdade é que eu tenho um carinho muito grande por esse canal. A MTV foi muito importante pra mim. Foi, com certeza, a maior responsável por minha formação musical e moldou minha forma de encarar e de apreciar a música. Hoje, apesar de sua importância ter diminuido muito, permanece o apreço e a gratidão.

Conheci a MTV no início dos anos 90, naquela que é considerada por muita gente exigente e ranzinza como eu muitos a melhor fase da emissora. Tinha, pelo menos, o time de VJs mais clássico, com Astrid, Cuca, Thunderbird, Edgard e as enciclopédias ambulantes Fábio Massari e Gastão Moreira (este último, meu preferido). O jornalismo da MTV era comandado por Zeca Camargo. Todos sairam para emissoras de maior expressão. Alguns voltaram, outros foram para veículos menores, outros permanecem em grandes redes, mas a verdade é que foi a MTV que catapultou toda essa gente.

Na programação, era coisa dos sonhos. O canal abria às 11h, afinal, acordar tarde é muito melhor do que acordar cedo. Durante a programação, as bandas mais populares da época entre os jovens: Guns n’ Roses, Metallica, Nirvana, Alice In Chains, Faith No More, Ozzy, Skid Row, Ramones, L7, Red Hot Chilli Pepers, Soundgarden e muitas outras dividiam espaço com coisas mais alternativas como Pixies, Mudhoney, Primus, Screaming Trees e uma série de outras bandas legais. Era a glória de qualquer fã de rock. Os programas segmentados também davam show: Furia Metal (Heavy Metal), Lado-B (Rock Alternativo), Yo MTV Raps (Rap) e Clássicos (o nome diz tudo) eram diversão garantida pro público que buscavam atingir.

E, o melhor: Não existiam comerciais. Apenas vinhetas bizarras e bem humoradas envolvendo o clássico logo da MTV.

Em um ano que não lembro precisamente (acho que foi 1995) a MTV passou a exibir comerciais. Entraram os patrocinadores e aí que fudeu tudo a coisa começou a mudar. Coincidentemente (porque todos concordamos que foi mera coincidência, não é? não, não é.) a programação da emissora, que antes tinha tanta personalidade, começou a se tornar mais pop e comercial. Surgiram os Backstreet Boys, Spice Girls, Britney Spears e algum filha da puta alguém decidiu que era interessante que estes artistas fizessem parte da programação. Ao mesmo tempo que o Marilyn Manson, ok, mas tomaram uma boa fatia do que antes era pura música.

Interesses comerciais?

Fica a pergunta.

Desde então a MTV foi se distânciando de seu nome. a MUSIC TELEVISION tem cada vez mais se tornado a ENTERTAINMENT TELEVISION ou TEEN TELEVISION ou DUMB TELEVISION. Menos MUSIC TELEVISION.

Houve até mesmo um período onde a MTV não exibiu clips completos. Seria algo como a ESPN só exibir compactos dos jogos de futebol. Uma insanidade.

A justificativa para essa mudança de direcionamento é de que as pessoas não precisam mais da música na MTV pelo fato de poderem escolher diretamente na internet. Particularmente discordo. A MTV tem papel fundamental na formação do cenário musical em todo o mundo. É, sim, um dos maiores formadores de opinião quando o assunto é música. Pode não ser para mim ou para você, mas para a maioria das pessoas ainda é. O movimento grunge foi muito popularizado pela MTV, da mesma forma que “boy-bands” e o New Metal. Ainda é um veículo muito poderoso. Então o que se espera dela ainda é que cumpra com esse papel. As coisas podem ter mudado, mas o que se espera ainda é que uma TV cumpra pelo menos com o que seu nome denota.

Mas nem tudo são espinhos. Há de se dar um mérito à MTV Brasil: Mesmo sendo um veículo enorme, dedica faixas aos artistas novos. Em horários alternativos, é verdade, mas dedica.

É um veículo onde você tem grandes, médios e pequenos sendo exibidos, e isso é muito louvável.

Enfim, eu gosto muito da MTV, ainda é um dos canais que mais assisto.

Parabéns a MTV Brasil pelos seus 20 anos!

5 responses to this post.

  1. O Post diz exatamente o que eu penso (até pq sou da mesma época).
    E posso dizer que a MTV ainda teve vida “útil” até 2002/2003, mesmo nessa época o espaço de programas “não musicais” já ser maior que os musicais ( e pra mim esse é o erro mais primário da MTV ).
    Hoje é um canal que praticamente não assisto mais…
    Antes era praticamente só o que eu assistia…
    Lembro que a poucos anos veio a Mix Tv e que ela tinha uma programação muito mais musical que a MTV mas admito que não vejo esse canal também à cerca de uns 3 anos.
    Eu tenho tv por assinatura e tenho duas opções de canais musicais extras (VH1 Mega Hit’s e a VH1 ).
    Em alguns momentos a VH1 me lembra a MTV dos velhos tempos… Já o Mega Hit’s é um lixo e só passa rap americano e músicas MUITO fracas ( Não há clássicos… apenas atualidades).

    Era isso….
    Abraço !!!

    Responder

  2. Permita-me discordar da parte que os comerciais mudaram a “música” apresentada pela MTV. Mesmo nos tempos “áureos”, nós tínhamos o “Everything I Do (I do it for you)” do Bryan Adams (lembra do Thunder anunciando essa música no Top 10 EUA por uns 4 meses?)

    Acho que NKOTB e Spice Girls na MTV eram inevitáveis. Assim como a Brytney Spears (que cantava bem e seria a nova Madonna se tivesse 10% de cérebro). Nesses casos, o problema não foram os comerciais. Eles “ajudariam” a manter a “compra” dos vídeos, etc.

    O problema foi que a MTV resolveu achar que era “mainstream” e fazer novela. Começou com o ótimo Aeon Flux e o non-sense do Beavis & Butthead, mas não parou por aí, e hoje temos que aguentar coisas do naipe de “Grávida aos 16”, que não ajuda a evitar gravidez na adolescência e enche o saco de qualquer um. Talvez tenha sido essa onda de reality shows. Não sei.

    Anyway, ainda lembro com carinho da MTV, e do TOP 500 Brasil (lembra?).

    Parabéns a MTV pelos 20 anos!

    Responder

Deixe um comentário

