Saúde

“O importante é ter saúde”

Esse é o bordão de qualquer avó no universo. Essa frase, tão recheada de verdade, é também a frase que a gente menos dá importância, exceto quando, veja que surpresa, ficamos doentes.

Ontem comecei a passar mal, durante a madrugada. Não conseguia ler que ficava enjoado. Pensei que se tatava de uma infecção intestinal. Pela manhã não consegui comer (e nem sentia fome). A tarde, fui ao Hospital Mãe de Deus.

O Mãe de Deus é um hospital que “não é pro meu bico”, mas meu convênio de saúde me permite ser atendido lá. Foram quase duas horas de espera para um primeiro atendimento.

Na sequencia fui informado de que eles têm atendido diversos casos de um ROTAVIRUS MODIFICADO que traz fortes sintomas de gripe aliados a uma gastrointerite.

Dito e feito, é isso que eu tenho. Mais 3 dias em casa, visto que essa porra é uma doença contagiosa.

Me mandaram para medicação na veia onde fiquei mais duas horas (eram vinte minutos, mas eu dormi e me deixaram lá, isso foi bom). Fiquei mais de cinco horas no hospital. Hospital particular.

Foi inevitável pensar em duas coisas.

Primeiro, no absurdo que se caracteriza, na minha opinião, o fado de a saúde ser cobrada. Saúde é algo que é obrigação do governo para com seu cidadão. Tem uma história que eu gosto de contar que é a seguinte: Meu amigo Leops estava no Canadá, quando passou muito mal e ficou hospitalizado por alguns dias. Quando perguntou quanto ele devia recebeu a resposta fulminante: “Nada. Isso o Canadá faz por você”.

E aí, Brasil???

O segundo ponto que me fez refletir foi a demora. Se fosse algo ainda mais sério eu teria ficado lá sofrendo por mais tempo. Mas ok, havia muita gente. Sendo que o atendimento é pago e demorou tudo isso, como ficam as pessoas atendidas pelo SUS? Pessoas com problemas muito mais graves que o meu e que precisam ficar em filas enormes?

Sei que é um discurso batido, mas é a verdade.

Enfim, o que importa é ter saúde. No sentido biológico e político da coisa.

Deixe um comentário

