Gente Que Não Atende o Telefone

Eu realmente tenho algumas (poucas) frescuras.

Não comer palmito e ficar bastante irritado quando me dizem para falar mais baixo são algumas delas. A indisponibilidade temporária de serviços básicos a sobrevivência como água, energia elétrica, telefone, internet e twitter também me incomodam demais. Artista que responde entrevista sem vontade idem.

Mas, no ranking das coisas que me deixam puto irritam nada supera uma coisa: Gente que não atende o telefone.

Quando eu faço uma porra de uma ligação telefônica, existe um motivo para tal. Se eu ligo para um número e ele toca até cair, eu não tenho a paciência de pensar “oh, que casualidade, ninguém atende, vou ligar depois”. Não. Eu tenho algo a resolver, então vou ficar ligando.

A cada nova ligação, vou me irritando um pouco mais. Essa irritação é maior quando se trata de um telefone celular, onde a pessoa pode ver o número que está chamando.

Já presenciei casos de pessoas que olham pro celular, dizem “é o fulano, não vou atender”. Dessas mesmas pessoas já ouvi a justificativa “identificador é pra isso, pra você atender se quiser”. Honestamente, poucas são as formas de desrespeito maiores do que essa. Ignorar uma pessoa é a coisa mais arrogante que se pode fazer.

Ok, as pessoas tem mais o que fazer. Ok, nem sempre é possível atender. Ok, o mundo não está a meu serviço.

Concordo com tudo isso.

Mas não custa retornar a ligação e dar uma atençãozinha a quem precisava daquele contato. Outro dia a coisa pode se inverter e a pessoa ignorada pode fazer o mesmo. Entendem onde eu quero chegar? Pode-se, em uma hipótese bem extremista,  criar uma rede de desprezo ao invés de uma rede de relacionamento.

Hoje eu precisei falar com 3 números e isso aconteceu 3x. O primeiro, retornou a ligação e conversamos. O segundo não retornou, mas foi solícito ao resolver meu problema através de uma terceira pessoa. O terceiro nem à merda pro inferno me mandou.

Ontem, idem. Precisei falar com uma produtora de Recife. Liguei algumas vezes, demoraram pra atender. Quando atenderam, falei qual era o assunto e recebi a seguinte orientação: “Não vão atender, retorne o contato em 2011”.

Isso, mais do que me irritar, me surpreendeu. Pela cara-de-pau e deselegância. Aula de boa educação.

É uma frescura? Pode até ser.

Mas que me irrita demais, isso me irrita!

Não é preciso ser um gênio para saber que quando as pessoas se contatam, elas tem uma razão pra isso, uma necessidade. Gentileza e atenção abrem mais portas do que o ato de ignorar um telefone.

PS 1: Tenho medo de pensar em quantos amigos meus não vão mais me atender no celular, só pra me sacanear, depois desse post.

PS 2: Se você vai comentar pra me dizer “Marcel, incoerente, já te liguei diversas vezes e tu não atendeu”, lembre-se que eu sempre retornei. =)

7 responses to this post.

  1. Posted by Manuela on 19 de julho de 2015 at 13:17

    Você já pensou que vc possa ser um chato, uma pessoa no sense e inoportuna, inconveniente e que a sua possível interlocutora no telemóvel diga:cara, que pessoa mais sem noção… Não viu que eu não atendi…Pare de me ligar!
    Penso que falte bom senso a você. O mundo não gira ao seu redor.

    Responder

  2. Posted by Renata on 23 de abril de 2012 at 19:21

    Essa foi a melhor descrição do que sinto que acontece comigo!!!

    Responder

  3. Fico muito chatiada quando ligo para minha comadre e lea não atende.

    Responder

  4. Discordo veementemente.
    Telefone é a coisa mais invasiva que existe. Eu não interrompo NADA do que eu faço pra atender o telefone. Não paro de comer, assistir ou jogar alguma coisa, de jeito nenhum. Muito menos interromper o meu trabalho. Ainda mais porque 99% das pessoas não são objetivas o suficiente, esticam a conversa muito mais do que o necessário, e aí foi-se o que você estava fazendo na hora.
    Achar que todos têm a obrigação de atender o telefone imediatamente só porque você está ligando, isso sim é arrogância. Mande um e-mail que é melhor.
    Mas eu concordo que a ligação deve ser retornada em momento oportuno.

    Responder

  5. Posted by márcia on 17 de agosto de 2011 at 23:03

    Parabéns pela tradução do sentimento de indignação que sinto quando acontece de alguém simplesmente não me atender. É uma imensa falta de educação, respeito e consideração, além de demonstrar arrogância ao extremo. Não é gente do bem que faz isso.

    Responder

Deixe um comentário

