Sustentabilidade

Sustentabilidade é a palavra do momento. É o novo bordão do mundo. As sociedades ao redor do planeta só falam disso.

Preocupados com o futuro e atentos ao presente, os mais diversos tipos de pessoas estão batendo muito nessa tecla. Eu não aguento mais ouvir a palavra Sustentabilidade.

Não que eu não ache a causa importante. Ela é. Apenas está cansando minha paciência uma coisa.

Quem deu até hoje, para mim, a melhor definição de sustentabilidade foi meu amigo Gabriel:

“Sustentabilidade é a utilização dos recursos de forma que esses recursos se renovem. Qualquer coisa fora disso é marketing, é teoria, é propaganda, é a puta que pariu”.

Concordo com ele e acho que é assim, de forma responsável, que devemos utilizar nossos recursos. Atitudes pequenas como fechar a torneira ao escovar os dentes ou separar o lixo podem fazer toda a diferença la na frente.

Me considero um cara consciente nesse ponto. Não sou um pro-eco-chat0, mas tomo alguns cuidados.

Ao mesmo tempo, não separo o lixo (minha cidade não tem coleta seletiva, pelo que me consta) e tenho MUITA dificuldade em fechar a torneira durante a louça. Este último item, inclusive, já foi foco de diversas brigas com meu irmão.

O que eu quero dizer é que a coisa está tomando uma proporção exacerbada. Só se fala nisso. E esse excesso pode causar aversão ao invés de conscientização.

Ninguém gosta de eco-chato atormentando, seja lá por qual motivo for. Mas isso não tira a importância da sustentabilidade.

Resumindo, é isso. Tente fazer a sua parte, eu tento fazer a minha e a gente não enche o saco um do outro.

É melhor pro universo.

Deixe um comentário

