Processos Judiciais e Bom Senso

Processo judicial é uma coisa engraçada.

Hoje bombou no Twitter a história de que o Fiuk teria processado o Felipe Neto. Não encontrei nada consistente confirmando essa informação (ainda bem, porque seria ridículo processar por uma crítica) mas isso me levou a escrever sobre a importância do processo judicial.

Qualquer cidadão pode, ao se sentir lesado por algum motivo, recorrer à Justiça para resolver essa questão. A Justiça serve, como o próprio nome diz, para proporcionar uma solução justa a algum impasse.

No entanto, tem gente que processa por esporte.

Precisei recorrer à Justiça uma vez. Impasse com companhia telefônica que me incluiu indevidamente no SPC. Ganhei mil reais, comprei um Playstation e sou feliz com ele. Mas tem gente que usa a Justiça como se fosse um guardanapo. Muitos artistas, inclusive. No dia de uma das minhas audiências, uma família brigava com outra por causa de galhos de uma laranjeira.

Ridículo.

Atualmente correm cerca de troçolhentos milhões de processos na Justiça Brasileira. A maioria poderia ser resolvida com um acordo. Boa parte poderia ser resolvida com bom senso.

Existem também as pessoas que fizeram da Justiça um modo de vida. E não falo dos advogados.

Gente que se aproveita do famigerado “dano moral”. O dano moral já virou uma indústria que movimenta milhões.

Me ofendeu? Dano moral. Olhou torto? Dano moral. Pisou no meu pé? Dano moral. A máquina não imprimiu cheque só porque minha conta estava dois mil reais estourada? Dano moral e material.

Esses dois tipos de processo, o idiota e o picareta, abarrotam o Judiciário que poderia estar resolvendo questões realmente pertinentes.

Então, antes de processar, busque alternativas. Os TMA’s (Tribunais de Mediação e Arbitragem) estão aí exatamente para isso. O acordo tem força de sentença e o precioso tempo do Poder Judiciário é poupado.

A população agradece.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: