O Modo Rick Bonadio de ver a Música

Acabei de ver uma entrevista com Rick Bonadio.

Eu sempre disse, durante os ultimos 10 anos, a mesma frase. “Eu não tenho opinião formada sobre Rick Bonadio”.

Agora eu tenho.

Rick produziu grandes sucessos. É, sem sombra de dúvidas, o maior produtor do Brasil. Fabricou sucessos. NX Zero, Fresno, Titãs, Charlie Brown Jr, Mamonas Assassinas e Los Hermanos fazem parte de seu currículo vitorioso.

Na entrevista, três frases me chamaram muito a atenção:

“Uma banda pra eu ter interesse em produzir precisa ter … e fundamentalmente boas músicas”

Bom, o conceito de boas músicas é extremamente subjetivo. Conheço pessoas que acham que tudo que as bandas lançadas pelo Rick NÃO tem são boas músicas. Esse posicionamento pode ser considerado por muitos um posicionamento arrogante e, principalmente, incoerente.

“Banda que disponibiliza sua música de graça na Internet está desvalorizando seu trabalho”

Na prática, sim. Mas bandas que não tem uma mega-estrutura por trás dela encontra na disponibilização gratuita talvez a única possibilidade de ser ouvida. Não gosto dessa realidade, não concordo com essa postura mas, infelizmente, na prática é o que acontece. Rick aqui tem sua boa parcela de razão.

(sobre Velvet Underground e Leonard Cohen) “Se são ícones para pessoas que escrevem sobre música elas não são ícones. Jornalista é jornalista, não é músico, não é artista. Então vamos separar as coisas. Tem jornalista muito pretencioso quer dizer que sabe tudo sobre música. 99% dos jornalistas não entende de música.  Então nao acho que esses artistas que você citou sejam ícones, em nada”

Aqui mora o problema maior, na minha opinião.

As três citações, especialmente a última, resumem a postura e o pensamento de Rick Bonadio.

Música é negócio. Música é indústria. Música tem que fazer sucesso e, conseqüentemente gerar dinheiro.

Qualquer coisa que não se enquadre nisso é ruim, é medíocre e não tem qualidade.

Simples assim.

Enfim, agora eu tenho uma opinião formada sobre Rick Bonadio.

Ele é um super produtor. Um midas da indústria. Só vai onde o resultado é certo. Não escolhe bandas por qualidade, e sim por qualidade DENTRO DE SEU CRITÉRIO, que é puramente comercial.

É por isso que ele é o maior. É por isso que tem sua competência reconhecida.

Não espere dele algum amor a música como arte, porque isso não é garantia alguma de sucesso.

Essa é uma forma de encarar a música que eu não concordo. Acho que foi isso que transformou o “Rock Nacional” no que é hoje.

Prefiro mil vezes ouvir Leonard Cohen e Velvet Underground do que Cine. Por motivos muito óbvios. Qualquer pessoa que não seja parte do movimento colorido sabe o abismo de qualidade que existe entre esses artistas.

Ao contrário do que Rick afirma, não separo as coisas, sou jornalista e músico.

E julgo que algumas coisas eu aprendi sobre música. A maior delas é que a música ainda é uma forma de arte.

Rick Bonadio é um Midas.

O que ele toca vira ouro.

Mesmo que a matéria prima seja…

7 responses to this post.

  1. Posted by Danielle on 9 de fevereiro de 2012 at 20:13

    Se jornalistas não sabem nada de música e portanto não sabem opinar, então a maioria das pessoas não sabem. Acho que além desde negoço de música comercial outro grande problema dele é não saber aceitar as críticas. Os últimos lixos que ele produziu foram Rebeldes e Manu Gavassi.

    Responder

  2. Posted by Italo Duarte on 13 de dezembro de 2010 at 11:43

    Poh, Diablo Sagatana, perfeito. Reitero: jornalista não entende de música, produtor não entende de música, empresário não entende de música, músico entende de música.

    Hoje o dificil é mesclar grana e arte.

    Voce escolhe: ou tem grana ou tem arte.

    Responder

  3. EXCELENTE MATÉRIA MEU CARO MARCEL!!!VEJAM TAMBÉM ESSA ENTREVISTA NO SITE DA ABRIL http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_345921.shtml EM QUE ELE FALA QUE A CENA INDEPENDENTE É PÉSSIMA.FALTA LETRA,TOCAR MELHOR…AH!E SE JORNALISTA NÃO É MÚSICO E PORTANTO INABILITADO PARA DAR OPNIÕES SOBRE A CENA MUSICAL PODEMOS CONCLUIR QUE UM PRODUTOR QUE APENAS ALTERA DETALHES DE MÚSICAS TAMBÉM NÃO É MÚSICO…PROVA DISSO É QUE SE NÃO FOR TRABALHO ALHEIO ELE NÃO LANÇA NEM UM MP3 NO BANDAS DE GARAGEM.E PARA UM CARA QUE APREGOA ORIGINALIDADE ACIMA DE TUDO PARECE QUE ELE NÃO TEM ESSE DOM POIS NEM SHOWZINHO VOZ-VIOLÃO EU JÁ OUVI QUE ELE FEZ…E FALANDO EM ORIGINALIDADE PORQUE ELE SÓ LANÇA POP DESCARTÁVEL QUE ESTÁ NA MODA HEIN???ISSO ME CHEIRA A FALTA DE AMOR PELA CRIATIVIDADE,MAS ACHO QUE ELE NEM SABE O QUE É ISSO…

    Responder

  4. Posted by felipe on 20 de setembro de 2010 at 15:48

    o Rick não é midas. não transforma qualquer coisa em ouro. não transforma papel, plástico ou comida em ouro. não transforma artista/banda em ouro. ele pega o que tem potencial e melhora. ajeita aqui, muda o nome acolá, troca um acorde, bota uma introdução e pronto. ele é um decorador, designer de canções. nada inovador. o que chega nas mãos dele já é bom. ele não transforma ruim em bom. ele transforma bom em excelente. ele é empresário da produção musical.

    Responder

  5. Posted by Ananias on 19 de setembro de 2010 at 19:26

    O toque de midas dele transforma as coisas (coisas) porque pra mim aquilo nao se definem como bandas, mas voltando ao assunto transforma em mer… e tipo a ambição rompe o saco, velho ditado
    um dia surgira um produtor com vizão artistisca menos prepotente e mercenaria, que ira “derrotar” ele, éo que mais torço!

    Responder

  6. Belo texto. O Bonadio só dá chance à bandas com forte apelo comercial, ou então bandas já consagradas. Eu DUVIDO que ele quisesse produzir Titãs se eles fossem uma bandinha independente e desconhecida. Não acho errado ele produzir bandas como NX Zero, mas acho errado ele tratar tudo o que não segue essa linha mais comercial como lixo. Porra, por que o cara não produz o Vanguart, por exemplo? Os meninos tem potencial! Isso só mostra a visão preconceituosa que o Bonadio tem.

    Responder

Deixe um comentário

