O Bom Jornalista Vs O Mau Jornalista

Eu costumo falar muitas amenidades aqui, mas agora o assunto é sério. Muito sério.

Hoje, em menos de 24 horas, me deparei através da televisão com dois tipos opostos de Jornalismo.

O primeiro, um jornalismo sério, que vai direto ao ponto, busca incessantemente a verdade e não se importa com as opiniões alheias, visto que o que importa é levar informação séria ao telespectador.

O segundo, o “jornalismo” fanfarrão, que inventa dados, busca incessantemente prejudicar alguém e também não se importa com as opiniões alheias, visto que o que importa, nesse caso, é manipular o telespectador, tripudiar sobre seu desafeto (ainda que ele seja um vencedor) e, principalmente, usar o jornalismo como ferramenta do deboche, da palhaçada e da falta de seriedade.

O primeiro é Geneton Mello, jornalista que corajosamente entrevistou dois generais da época da ditadura (Leonidas Pires Gonçalves e Newton Cruz) indo direto ao ponto e, como diz a expressão, “botando o dedo na ferida”.

O segundo é um imbecil rapaz que dispara absurdos todos os domingos, especialmente dirigidos ao Grêmio Football Porto Alegrense.

Geneton, antes deste trabalho que touxe ainda mais notoriedade e popularidade para sua carreira, fez o que o bom jornalista deve fazer. Preparou-se. Foi a fundo no assunto. Pesquisou. Levantou informações.

Já o outro, disse neste domingo, duas coisas que me chamaram a atenção:

1 – “Como o Inter pode perder para o timinho do Grêmio?”

Como assim? Como um jornalista, especialmente na área esportiva, pode ser tão parcial? Os grandes jornalistas, os que são competentes, pelo menos, evitam declarar qualquer tipo de parcialidade. Já este ao qual me refiro, é parcial, fanfarrão, inapto e muito despreparado. Ele se acha legal com isso, mas na verdade ganha mais a rejeição do que a simpatia de seus telespectadores. (pelo menos aqui no estado do RS)

2 – “A parte vermelha, 70% do estado do Rio Grande do Sul ta triste hoje”

Bom. Além de jogar dados FALSOS no ar, esse babaca senhor não acompanha as pesquisas e, muito menos, conhece uma ferramenta chamada GOOGLE. As ultimas pesquisas, tanto em âmbito nacional quanto estadual, mostram a torcida DO GRÊMIO em primeiro lugar. Com uma vantagem muito pequena, é verdade. Mas o tricolor é o Nº 1.

Essa pesquisa que o indivíduo se refere só pode ter sido feita no estádio Beira Rio. É a única explicação que eu aceitaria sem acusá-lo de usar sua profissão para enganar seus telespectadores e ainda fazer uma piada da qual só ele acha graça.

No programa Altas Horas deste sábado, 24 de Abril, quando questionado sobre a profissão de jornalista, Geneton Neto foi taxativo: “O Jornalista precisa ter humildade diante da notícia.” Tem gente que não tem.

Enfim, enquanto alguns profissionais, como Geneton Neto, Fazem com que tenhamos orgulho dessa profissão, outros, como “aquele”, fazem com que pessoas que não fazem parte do meio jornalístico tenham uma impressão errada da profissão.

A impressão de que o Jornalista fala merda bobagem indiscriminadamente.

A impressão de que o Jornalista é alguém sem caráter, sem seriedade e interessado apenas na audiência, independente do que isso represente.

E, principalmente, a impressão de que para ser jornalista, não é necessário estudar ou ser competente. Basta não ter preparo algum que você consegue pelo menos um programa sobre futebol.

Precisamos de mais Genetons.

PS: Este texto não foi motivado pelo fato de eu ser um torcedor gremista. Foi motivado por eu ser um telespectador que se sente ofendido quando um falso jornalista tenta distorcer um fato.

PS2: Fica aqui um vídeo que se popularizou muito na Internet, onde o grande Rodrigo Amarante, do Los Hermanos, fala sobre a importância do trabalho de um jornalista e sobre o quanto ele NÃO pode ser feito de forma leviana.

Anúncios

One response to this post.

  1. heuaheuhauehuahea mto bom. Parebens pelo Blog. Parece carinhas do CQC fzndo entrevista…o cara pergunta para tomar ^^ E TOMA, TOMA, TOMA

    http://pepeopina.wordpress.com/

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: